Em Dezembro de 2014, o Museu do Brinquedo mudou de casa e de mãos. Durante a próxima década este museu será gerido pela empresa Francisco Costa e Filhos, SA, tendo agora como residência um edifício, parte integrante do mais recente espaço cultural e comercial – ARMAZÉM DO MERCADO, datado do século XVIII, totalmente  recuperado no sentido de manter a sua traça original, uma tradicional casa madeirense, que nos anos 50 foi também uma fábrica de bordados.

Nesta CASA onde se respira ares de um lugar encantado, o actual Museu do Brinquedo da Madeira, os cerca de 20.000 brinquedos surgem ao longo de 7 salas , contendo para além da colecção de José Manuel Borges Pereira, várias colecções privadas de brinquedos como a de Dr Alberto Figueira Jardim e do Escultor Maurício Fernandes.

Aqui mostram-se os sonhos dos mais pequenos, a réplica de um porsche carrera de 1970, a boneca de porcelana de faces rosadas ou o conjunto de comboios nunca antes visto. Estão expostos milhares de outros brinquedos, como uma colecção de 900 soldadinhos de chumbo,  barcos a vapor, aviões e jogos em madeira, datados dos finais do século XIX até aos nossos dias. Esta atmosfera feita a pensar em quem visita, partilha de um charme nostálgico que agrada a crianças e adultos.

Back to top